Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso já integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

02 Março 2023
Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso já integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
1933

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso já faz parte da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), uma plataforma de dinamização que promove a interação das instituições dispersas pelo país.

A plataforma criada para aproximar as comunidades à cultura, com promoção da descentralização territorial, pretende, assim, ser um canal de referência, apoiando a atividade dos espaços que se dedicam à arte contemporânea assim como artistas, curadores, criadores, dinamizadores públicos ou privados.

Segundo a diretora do Departamento de Cultura de Amarante, Rosário Correia Machado “a integração do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea dá continuidade a uma estratégia de integração em redes culturais e museológicas nacionais com vista a fortalecer parcerias e reforçar o nosso posicionamento na escala nacional. É também uma grande responsabilidade, que dá alento para continuar o trabalho desenvolvido no âmbito da Arte Contemporânea. O Prémio Amadeo de Souza-Cardoso é exemplo que este compromisso já tem raízes no nosso museu, da qual a coleção de Arte Contemporânea do MMASC se vincula como legado”.

A Rede Portuguesa de Arte Contemporânea tem, também, como objetivo fomentar a circulação das diferentes obras e coleções públicas e privadas existentes em Portugal, contribuindo para a sua usufruto por parte dos cidadãos.

Da plataforma fazem parte uma lista de 66 equipamentos culturais, de entre eles o Museu Arpad Szenes Vieira da Silva, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, a Culturgest, a Fundação de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, entre outros.

área partilhada
Voltar