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BTinova

O BTinova é um projeto desenvolvido pela AMBT em parceria com a AEA – Associação Empresarial de Amarante - centrado na valorização dos recursos endógenos do Baixo Tâmega. Esta valorização é feita através da implementação e estudo de uma estratégia de marketing, que abrange a criação de uma marca territorial.

Assim sendo, os objetivos principais do BTinova passam por incentivar a inovação e competitividade da região, com base na promoção de recursos endógenos; desenvolver o marketing territorial da região e a sua oferta; reforçar redes de inovação e internacionalização, através da especialização inteligente; capacitar as PME do Baixo Tâmega; enaltecer o património no contexto de estratégias turísticas regionais; e criar uma marca coletiva que solidifique a comunicação.

Os recursos endógenos e o turismo são os dois vetores fulcrais desta iniciativa devido às especificidades do território do Baixo Tâmega. Esta região conta com uma grande diversidade de produtos agrícolas e agroalimentares tradicionais, muitos dos quais detentores de qualificações. Apesar deste fator, são escassos os produtos que asseguram uma presença regular no mercado, daí a necessidade de criar valor para este setor.

No que concerne ao Turismo, o Baixo Tâmega conta com um património natural e ambiental bem preservado que pode ser valorizado em termos de turismo de natureza, turismo desportivo e turismo cinegético. Os vinhos, as tradições gastronómicas, a oferta de alojamento e as boas acessibilidades constituem fatores potenciadores da atividade turística no Baixo Tâmega que, embora tenha um peso relativamente reduzido, tem uma capacidade de crescimento vasta.

Em síntese, a preservação dos recursos e produtos endógenos gerará a oportunidade da sua valorização e rentabilização, em mercados que têm por eles uma apetência crescente, implicando uma maior ocupação das populações locais em atividades mais qualificadas e com níveis de rendimento acrescidos. Isto, por sua vez, evitará o aprofundamento do processo de despovoamento. A fixação da população, por fim, não deixará de contribuir para a continuação de todo este processo de preservação dos recursos endógenos.

Pode ser ver o Plano de Marketing no link à sua esquerda.

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