Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

Estudo dos Produtos Tradicionais do Baixo Tâmega

O presente relatório (elaborado entre fevereiro e junho de 2008) resulta de esforços conjuntos entre a Associação de Municípios do Baixo Tâmega, o consórcio formado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a empresa Espaço Visual – Consultores de Engenharia Agronómica, Lda, no âmbito do “Pacto para o Desenvolvimento do Baixo Tâmega” (2001).

A ambição que moveu a AMBT a executar estas iniciativas prendeu-se com a necessidade de valorizar os recursos territoriais, colocando-os ao serviço do desenvolvimento social e económico das populações e da melhoria da sua qualidade de vida.

Entre os diversos projetos previstos, ligados à valorização dos produtos do território encontra-se a Diversificação e Promoção do Cabaz Regional de Produtos de Qualidade, iniciativa dentro da qual se insere o Relatório Final que se segue.

Neste documento é valorizada não só a certificação dos produtos na sua qualidade de instrumento enriquecedor e diversificador de cabazes de produtos de qualidade, que promove a segurança alimentar e o comércio para o público, como também são valorizadas outras intervenções. Estas ações passam necessariamente por: dinamizar a transformação dos produtos locais; promover a aproximação dos produtos ao mercado; melhorar a comunicação e a promoção; e estabelecer um compromisso organizativo.

Os objetivos, a metodologia utilizada, as apostas e projetos estratégicos e as conclusões retiradas, no presente Estudo, encontram-se disponíveis na íntegra para consulta.

Os produtos regionais do Baixo Tâmega selecionados (com base em critérios estratégicos esclarecidos no Relatório Final) encontram-se explanados nos primeiros Cadernos de Especificação elaborados, que também se encontram disponíveis para consulta nas ligações que se seguem. Importa acrescentar que os cadernos não são um produto acabado, mas sim uma base de partida para as organizações de produtores que entendem avançar com o processo de certificação os poderem completar e aperfeiçoar. Caso deseje consultar os cadernos de especificações atualizados, clique no menu do seu lado esquerdo.

área partilhada
Voltar