Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

Rota do Românico

O Projeto

Criada em 1998, a Rota do Românico é um projeto de referência nacional que procura agregar, proteger e valorizar o património arquitetónico de origem românica que tem vindo a resistir à erosão dos séculos, nas terras dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, localizadas no Norte de Portugal.

Este projeto é fruto de uma colaboração intermunicipal que visa a conservação do património, a promoção turística, a investigação científica, a dinamização cultural e a educação patrimonial, posicionando a região num patamar de excelência, no domínio do turismo cultural e paisagístico.

Os concelhos que compõem a estrutura da Rota do Românico atualmente abrangem a VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa - Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel e os municípios da NUT III – Tâmega e Sousa, que inclui, Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.

A entrada na Rota do Românico dos municípios do Tâmega e Sousa deu-se em 2010, com a AMBT na qualidade de entidade representativa destes concelhos e como parceira da VALSOUSA.

A densidade patrimonial com padrões construtivos românicos nos concelhos do Baixo Tâmega, sobretudo edifícios religiosos, foi um fator fulcral para a criação desta sinergia. O estudo “INVENTÁRIO DE EDIFÍCIOS ROMÂNICOS DOS CONCELHOS DE AMARANTE, BAIÃO, CELORICO DE BASTO, CINFÃES, MARCO DE CANAVESES E RESENDE” identificou 36 monumentos cujas caraterísticas se adequavam ao programa da Rota.

A Rota do Românico atualmente abraça 58 monumentos que constituem um reflexo, na atualidade, da herança histórica e cultural que os municípios partilham desde o nascimento de Portugal, nomeadamente na história da nobreza e das ordens religiosas nacionais. Foi nesta região que três das cinco primeiras famílias nobres portuguesas dominaram, no século XII: os senhores de Baião, Ribadouro e de Sousa.

É por trilhos seculares enriquecidos com mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, castelos, torres e pontes, erguidos em pedra dura num estilo vernacular, que se descobre a Rota do Românico.

Para saber mais sobre esta Rota com séculos de História, visite o seu site oficial.

área partilhada
Voltar