Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

Estudo de valorização e salvaguarda das envolventes aos monumentos da Rota do Românico – Tâmega

A proteção, conservação e utilização do património construído, com objetivos sociais, científicos e didáticos, constitui um elemento enraizador no desenvolvimento das culturas e desempenha um papel ativo na vida da sociedade. É necessário atentar com especial atenção que o construído - para firmar o seu valor na cultural - não pode entender-se desligado das características ambientais e vivenciais.

Tendo em vista a prossecução dos objetivos que seguem o anterior estudo das Envolventes à Rota do Românico do Vale do Sousa - dividido em duas fases abrangendo um total de 21 imóveis - encontra-se em curso todo o Plano de Ação tendente à dinamização e gestão do produto RR, entretanto elaborado. A componente infraestrutural do projeto encontra-se em execução, tendo sido iniciadas em 2010 as intervenções programadas para o conjunto de 37 monumentos que integraram recentemente a RR, perfazendo agora um total de 58 imóveis.

O estudo definiu as linhas diretrizes e de enquadramento da elaboração subsequente dos projetos técnicos de execução para a valorização e salvaguarda das envolventes aos monumentos, na perspetiva de que se trata de uma intervenção global num objeto único que é a Rota. Os projetos de execução permitem complementar e integrar as intervenções físicas nos imóveis, contextualizando as diferentes intervenções no território. Definem as formas mais adequadas de enquadramento, valorização e de qualificação dos imóveis e respetivos espaços envolventes.

Pode consultar o estudo aqui:

área partilhada
Voltar