Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

Serra da Aboboreira

Antes de abordar os projetos terminados e em curso na Serra da Aboboreira, importa apresentar este imponente contraforte granítico implantado no extremo ocidental do maciço montanhoso Marão/Alvão, na margem direita do Rio Douro, mais precisamente no extremo noroeste do distrito do Porto e que se distribui pelos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

Os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses localizam-se no território do Baixo Tâmega nas proximidades da confluência do rio Tâmega com o rio Douro e incluem a serra da Aboboreira e do Castelo como continuidade da Serra do Marão e Alvão. Esta localização contribui para as condições naturais influenciadas pelos alinhamentos montanhosos que constituem a barreira de condensação do Noroeste Português, a Sul e Norte do rio Douro.

A diversidade das condições naturais e a riqueza em recursos naturais favoreceu uma ocupação humana milenar desde a pré-história, segundo diferentes padrões, até à atualidade. Como resultado deste processo histórico constituiu-se uma vasta herança cultural que se manifesta nas atuais formas de povoamento, ocupação e organização do território e se materializa também num importante legado de natureza arqueológica e arquitetónica que deverá ser entendido, simultaneamente, como fator identitário e como recurso com enorme potencial nas estratégias de promoção e valorização deste território.

A Serra da Aboboreira também se destaca no contexto regional pela diversidade e pelo valor do seu património natural. Território de transição entre a paisagem profundamente humanizada do Grande Porto e os espaços de montanha do interior nortenho, a Aboboreira presenteia o visitante com paisagens de elevada diversidade e integridade ecológica, onde predominam os espaços seminaturais e os usos de baixa intensidade. O valor do património natural da Aboboreira expressa-se na sua geodiversidade e na sua biodiversidade, nos seus espaços agrícolas e florestais, e na sua densa hidrografia.

Este espaço encontra-se próximo da Área Metropolitana do Porto e de outros espaços de elevada densidade populacional de todo o noroeste Peninsular. A melhoria considerável das acessibilidades pela construção das redes viárias do litoral-interior (A4 e A7), norte-sul (A27), bem como da navegabilidade do Douro, garantem a proximidade a espaços social e economicamente dinâmicos, que procuram áreas de elevada qualidade e interesse ambiental. Apesar da proximidade e da dependência administrativa dos espaços litorais, estes concelhos mantêm uma identidade e matriz rural, assim como um património natural relevante.

A Serra da Aboboreira estende-se por longos planaltos e eleva-se até uma altitude de 1.000 metros, sendo de destacar, pela sua importância, três pontos: o da Abogalheira, com 962 metros; o de Meninas, com 970 e o da Senhora da Guia com 972 metros.

Para consultar mais informações relativas aos projetos em curso na Serra da Aboboreira, clique aqui e para consultar em detalhe outros documentos clique nas ligações que se encontram no menu:

área partilhada
Voltar