Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

Aprovado Regulamento de Gestão da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira

30 Julho 2024
Aprovado Regulamento de Gestão da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira
20240730_185036
20240730_193719

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) realizou, esta terça-feira, 30 de julho, a 12ª Reunião Ordinária do Conselho Directivo da AMDT, seguida da 10ª Reunião da Assembleia Intermunicipal da AMDT, a primeira presidida por José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante e a segunda por Manuel Machado, Vereador da Câmara Municipal de Celorico de Basto, onde foram abordados vários assuntos do trabalho corrente da instituição.

Destacam-se, dos 13 pontos da ordem de trabalhos os seguintes temas:

1) A aprovação pela Assembleia Intermunicipal do Regulamento de Gestão da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira. Após o fim do período de consulta pública do regulamento, que decorreu entre 25/01/2024 e 07/03/2024 foi produzido o relatório de ponderação que propôs algumas alterações à proposta apresentada a discussão pública. Neste momento, a AMDT, enquanto entidade gestora, da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira já dispõe de Regulamento de Gestão.

2) O programa da conferência “ Great Wine Capitals”, no âmbito do projeto Verde Sentido e proposta de parceria “Great Wine Capitals. Foi apresentado e aprovado pelos órgãos da AMDT o programa para uma conferência internacional, a realizar, nos dias 3 e 4 de outubro, em Amarante. A conferência pretende atrair à reflexão coletiva os temas mais atuais relacionados com o Enoturismo, trazidos por especialistas nacionais e internacionais que partilharão não só as boas práticas, mas também os momentos mais desafiadores resultantes da experiência do que é promover e valorizar a área do turismo alicerceada na produção de vinhos de excelência, desenvolvida pelos premiados pela “Great Wine Capitals”, um exemplo internacional de excelência.

Os oradores propostos são representantes das seis capitais europeias da rede “Great Wine Capitals”, designadamente Porto (PT), Bordeaux (FR), Lausanne (SW), Mainz (GR), Verona (IT) e Bilbao (ES).

3) E o aviso NORTE2030-2024-31: Cultura - Iniciativas Âncora Regionais (“Rotas do Norte”).

Foi publicado pelo NORTE 2030, no passado dia 12/07/2024, o Aviso NORTE2030-2024-31: Cultura - Iniciativas Âncora Regionais (“Rotas do Norte”).

No âmbito do presente Aviso de Concurso, são consideradas elegíveis as candidaturas que tenham como objeto Património Cultural para o qual tenha sido reconhecida a adesão às Rotas do Norte, na qual se inclui a Rota “Românico a Norte”. A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), tal como aconteceu no passado, está em condições de avançar para a submissão de candidatura(s), no âmbito da Rota do Românico, dos imóveis que integram a Rota e pertencem aos municípios associados da AMDT. Assim, apresentou um diagnóstico com as possíveis necessidades de intervenções no Douro e Tâmega, que será decidido por cada Município quais a intervenções a realizar no seu concelho.

José Luís Gaspar salientou o esforço de toda equipa da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, dos cinco municípios que integram a instituição e dos seus funcionários, no sentido de conseguirem dotar este território de notoriedade e prestígio, consequência de um trabalho contínuo de captação de fundos comunitários para a valorização e promoção do património cultural, histórico e natural. “É notável a diferença encontrada no Douro e Tâmega, no que diz respeito à preservação do património histórico e cultural e daí considerarmos importante a Associação continuar a liderar os processos de candidatura no NORTE2030”, frisou José Luís Gaspar.

área partilhada
Voltar