Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

Associação de Municípios do Douro e Tâmega recupera história do Paço de Dona Loba

28 Maio 2024
Associação de Municípios do Douro e Tâmega recupera história do Paço de Dona Loba
IMG_3229
IMG_3230
IMG_3231
IMG_3232

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega foi responsável pela ação de definição programática e metodológica para conservação, salvaguarda e valorização do Paço de Dona Loba, situado na freguesia de Padronelo, concelho de Amarante.

Sendo objetivo a conservação, salvaguarda e valorização do Paço de Dona Loba, e dado que não existe uma ocupação das suas estruturas, pretendeu-se com a presente ação definir um novo programa de ocupação das mesmas. O estudo arquitetónico, histórico, arqueológico e paisagista que compõem o conjunto arquitetónico e espaços exteriores que lhe estão associados, permitirá compatibilizar novos usos com a disposição original deste monumento Nacional.

Tratou-se de uma ação integrada no projeto Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo – Tâmega (1ª fase), com o investimento global de 82 mil euros e comparticipação FEDER de 85%.

O imóvel, atualmente propriedade do Município de Amarante, integrou o "Mapeamento dos Investimentos em Infraestruturas Culturais (Nov. 2015)", nas redes do "Românico do Norte de Portugal" e do "Património Religioso".

área partilhada
Voltar