Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

Jóia do Barroco em Baião é paragem obrigatória na região do Douro e Tâmega

09 Julho 2024
Jóia do Barroco em Baião é paragem obrigatória na região do Douro e Tâmega
mosteiro-ancede-baiao-capela-bom-despacho.width-1920

A Capela do Senhor do Bom Despacho uma jóia do Barroco em Baião, território do Douro e Tâmega, usufruiu de um projeto da Rota do Românico, promovido pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega, para fazer as delícias culturais dos turísticas.

Sendo um dos exemplares mais notáveis do estilo barroco, com decoração interior em talha dourada e policromada, a intervenção baseou-se na conservação e restauro dos retábulos da nave e do conjunto escultórico da Capela do Bom Despacho.

Este monumento ímpar baionense, cuja construção se situa na primeira metade do século XVIII, reflete o gosto arquitetónico da época, ao adotar a planta octogonal e o estilo joanino. Apresenta, no seu interior, altar-mor e seis laterais, com representações de cenas da vida de Cristo. Pode já ser visitada por todos, sendo por isso, mais um motivo para viajar pela região e explorar a riqueza cultural e patrimonial do território Douro e Tâmega.

O investimento que contemplou conservação e restauro do seu espólio rondou os 90 mil euros com uma comparticipação de 85% do FEDER.

área partilhada
Voltar