Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

“Porta de Entrada” do Românico em Celorico de Basto concluída

21 Maio 2024
“Porta de Entrada” do Românico em Celorico de Basto concluída
img_3098
img_3097
img_3096

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega promoveu mais uma obra, desta vez, um projeto da Rota do Românico, no município de Celorico de Basto. Trata-se da reabilitação e adaptação de um edifício para funcionar como Centro Interpretativo da Rota do Românico, referente à Igreja de Santa Maria de Veade, que nos conduzirá a uma viagem entre o século XIII e o século XVIII.

O projeto foi alvo de uma candidatura que permitiu uma intervenção parcial do edifício, contígua à Igreja de Santa Maria de Veade, dotando-o de estruturas necessárias ao seu bom funcionamento com condições de acolhimento ao público, condições de exposição e divulgação cultural que permitam o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Esta obra, agora concluída, vai permitir uma maior dinamização cultural, com iniciativas variadas que contribuirão para uma dinâmica no território.

Este espaço expositivo será apoiado por três salas para apoio pedagógicos, uma sala para apoio administrativo e uma instalação sanitária acessível a pessoas com mobilidade condicionada.

A intervenção no edifício passou pelo piso superior, correspondendo à área de exposição e interpretação da Rota do Românico e das origens e transformações da Igreja de Santa Maria de Veade. De referir que é a nas esculturas que a Igreja, românica, de Santa Maria de Veade se destaca. As sereias, criaturas míticas e híbridas, dançam nas pedras, transformando-se, na idade média, em mulheres, metade peixe, encantando os homens para o pecado.

Este investimento que contemplou empreitada, museografia e mobiliário do Centro Interpretativo da Igreja de Santa Maria de Veade, rondou os 211 mil euros, com uma comparticipação de 85% do FEDER.

Para a Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Cristina Vieira, este é mais um projeto concluído "que demonstra a capacidade de captação de fundos de comunitários pela AMDT e a missão de preservação e promoção do património cultural do território em que opera”.

O Município de Celorico de Basto vai executar a limpeza dos paramentos exteriores em granito da Igreja de Santa Maria de Veade e após a sua conclusão, o Centro Interpretativo de Veade será aberto ao público, o que se prevê no decurso do terceiro trimestre.

área partilhada
Voltar