Passar para o Conteúdo Principal Top
menu
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
área de conteúdos (não partilhada)

Carmen Miranda

Carmen Miranda

CarmenMiranda2

Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu a 9 de fevereiro de 1909, na zona de Aliviada, no Marco de Canaveses, tendo rumado ao Rio de Janeiro, no Brasil, com apenas um ano de idade.

Com o sonho de ser atriz e cantora, começou a cantar e dançar em pequenas festas. Em 1929, foi apresentada ao compositor Josué de Barros que, ao ver o seu talento, a levou para atuar em teatros e clubes.

Estreou como cantora na Rádio Sociedade. O seu grande sucesso veio com a marcha-canção “Pra Você Gostar de Mim” (1930), mais conhecida por "Tai". que se tornou recorde de vendas.

No mesmo ano, Carmen Miranda começou sua primeira turnê internacional em Buenos Aires, na Argentina. Em 1933, foi a primeira mulher a assinar um contrato com uma rádio.

Em 1936, Carmen Miranda estreou no cinema na comédia musical “Alô, Alô Carnaval”, seguindo-se a posterior gravação de grandes sucessos na Sétima Arte. Atuou, inclusive, na Broadway.

Carmen Miranda fez um total de 14 filmes nos EUA e seis filmes no Brasil, entre eles: “Uma Noite no Rio” (1941), “Aconteceu em Havana” (1941), “Minha Secretária Brasileira” (1942) e “Serenata Boêmia” (1947).

A cantora chegou a apresentar-se na Casa Branca numa festa para o presidente Roosevelt e foi a primeira sul-americana a receber uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Carmen Miranda faleceu em Beverly Hills, Califórnia, a 5 de agosto de 1955, vítima de um ataque cardíaco.

A Pequena Notável, nome pelo qual ficou conhecida, tornou-se numa espécie de símbolo da América Latina, com o seu estilo e talento inconfundíveis.

Para saber mais sobre Carmen Miranda, clique aqui.

área partilhada
Voltar